Time passes slowly... slowly... slowly...

domingo, 31 de outubro de 2010

Início - Beginnings [Parte Ib]

(... continuação)

…saudades do melhor amigo
   em quem pode contar
   em quem pode confiar
   a quem tudo conta, até mesmo a coisa mais insignificante
   com quem vai beber café
   com quem faz maquetes à luz das velas, porque faltou a energia no quarteirão inteiro, a 5 horas da entrega;
   com quem vou beber umas morangoskas ao Bairro e com quem depois saio para algum lado
   e que me vem visitar já em Dezembro : )


…saudades das melhores amigas
   que já conheço há anos e não as trocava por nada
   com quem muitas vezes ando às turras por tudo e por nada
   com quem coscuvilho
   com quem vou sair
   com quem vou à praia;
   saudades das melhores amigas às quais mal vi durante um ano, entre estarem de Erasmus e ver as minhas visitas a serem adiadas entre trabalho no atelier, entregas de artigos e entregas de projecto com todo o trabalho de um ano acumulado por meter-me em tantas coisas ao mesmo tempo;
   saudades das melhores amigas nas quais posso contar
   que me receberam e me adoram tal como sou
   que me chamam de cachondo, Bubuzinho, Ben, doido, maluco
   com quem vou ao Lux
   a quem ajudo com AutoLisp para alguma coisa
   a quem espero mostrar-lhes a minha família erásmica!


...saudades do melhor amigo
   que conheço desde há quase 6 anos, tendo o obrigado a esperar-me na sala e a arriscarmo-nos a perder o comboio
   no qual sei que tenho um amigo pá vida
   com quem vou beber umas jolas ao bairro
   com quem também vou ao Lux
   das nossas noitadas em que stressamos, procrastinamos e as passamos muito bem
   com quem vou beber umas loiras quando venha à Alemanha!


…saudades da grande amiga
   que é a cópia da Ritinha
   à qual tenho muito carinho
   que é uma ganda maluca
   que lhe encanta o Dirty Dancing e o Moulain Rouge
   com quem conversava via webchat, eu num modesto quintal em Alcântara, ela nalgum quarto em Ljubljana, enquanto dava o primeiro calorzinho do final da Primavera e passavam os comboios da ponte e o voo rasante dos aviões que chegavam ao aeroporto Alfacinha
   a qual está terminando a tese e que finalmente estará livre para fazer o que o coração e a cabeça lhe ditarem!!!


…saudades das loiras
   da nossa hora do lagarto
   das nossas idas ao surf
   das nossas noitadas de projecto
   do nosso Jogging ao final da tarde
   de irmos almoçar no Técnico
   de irmos ao sushi a Telheiras
   de nos rirmos feitos parvos por tudo e por nada
   que já são Arquitontas!!!!
   que vão ter que arranjar uma semanita para me visitar!!



…saudades da Paulista
   a brasileirinha da qual tenho imensas saudades de falar de tudo
   que curiosamente conheci nos primeiros tempos da faculdade e que desde então nunca mais nos separámos
   com quem me preocupo e que estarei sempre disponível pó que vier
   com quem vou tomar um cafezinho a meio da manhã nalguma esplanada aquecida aqui na Alemanha!



...saudades das velhas amigas
   daquela que me ensinou a tocar guitarra pois eu sou um grande chato e não desisto
   daquela que quando me viu entrar na primeira aula do plano A disse "ou não! o Bruno não!"
   daquela pela qual sempre terei um carinho especial e que não esquecerei jamais, mesmo que eu fique na Alemanha e ela no Porto!
   daquela que refila cada vez que lhe chamo Prima!
   saudades de estarmos os 4 e tocarmos e cantarmos juntos!
   saudades de combinarmos algo!
   saudades das amigas que receberei com um grande e forte abraço!



...saudades das irmãs, amigas de longa data
   as quais conheci graças a uma brincadeira na praia com areia
   com as quais iniciei o ritual de ficar até de madrugada na rua
   da minha velha amiga na qual tenho uma confidente
   da minha velha amiga que me iniciou e partilhou comigo tanta coisa da cultura Japonesa
   da minha velha amiga com quem recuperei contacto e voltámos a jantar juntos periodicamente!
   a quem vou mostrar os encantos de Darmstadt e das redondezas!


…saudades da amiga
   que já muitas vezes se passou comigo
   que está agora a acabar a tese e que por isso lhe tenho muita consideração tamanha a sua vontade de o fazer… sem férias, escreve non-stop desde que voltou de Erasmus e que estará saudosa pelo namorado Highlander
   da amiga que espero que faça parte das suas férias final de curso e pré mundo de trabalho visitando este recanto do Mundo!


...saudades dos amigos
    malucos, doidos e atrevidos
    com quem saio, me divirto, vamos ao Bairro e depois ao Lux e que ficam a embesbecados a admirar as espanholas, as inglesas e as alemãs
    com quem me divirto a fazer projecto, por entre os nossos devaneios conceptuais, formais, materiais e as nossas maluquices
    do escultor que se perde a ajudar-me com projecto sempre que pode e me vê aflito e com quem tenho muito que aprender
    do surfista com quem ainda não fui surfar uma única vez
    os quais os espero aqui na Alemanha com umas loiras numa mão e uma garrafa de Jägermeister na outra!


…saudades da pecanita
   a minha afilhada que me diz “Estou-te a ver!”
   a minha afilhada que como adora viajar, sei que virá ver-me assim que consiga!


…saudades do amigo
   que nunca pára
   que é a verdadeira força da Natureza
   em quem tenho um amigo
   e que o espero aqui para lhe mostrar o meu Erasmus, enquanto vai de terra em terra, por esse Portugal fora trocando lâmpadas velhas por umas novas e mais amigas do ambiente e que vai adiando o final da tese para uma altura mais oportuna!


…saudades do amigo
   que é a pessoa mais responsável que conheço até hoje (se bem que conheci mais alguém que quando sai não bebe nada e está sempre com a sua garrafinha de água atrás)
   que aprendeu o espanhol e o catalão para ir para Barcelona e ficar longe do Técnico
   a quem espero visitá-lo um dia destes
   a quem espero na Alemanha com a porta de casa sempre aberta!


...saudades das irmãs
   que há pouco tempo conheci mas nas quais reconheço verdadeira amizade
   com uma das quais me diverti a fazer projecto relâmpago
   com uma das quais me diverti num Sudoeste e fiquei preocupado ao vê-la cair na praia enquanto freneticamente corria em direcção do mar
   das quais conto com uma visitinha!


…saudades das Primas
   do “Olá Besta!”
   dos cafés por Alcântara
   das noites na cozinha ou na casinha
   de lhes invadir a casa, pelo menos, durante 3 ou 4 dias todas as semanas
   das parvoíces do gato e das suas fugas para a casa do velho!
   dos cafés no Sr. Manel ou no Pacato


...saudades da minha vizinha
   e da sua cadela branca como a neve
   da minha vizinha que só a conheço desde à 2 anos e nem foi ao pé de casa
   do “Ai que somos tão pecanitas!”
   a quem vou visitar assim que vá de Erasmus!



…saudades dos amigos
   que estão em Portugal e que demoramos meses até que nos vejamos!
   com os quais me importo e que estão a apanhar uma seca se conseguiram ler tudo isto, que demorei 3 horas a escrever tamanha é a SAUDADE e que vai apertando.



...saudades do meu Portugal
   saudades do nosso Portugal, da nossa Lisboa, do nosso Piano, da nossa praia, do nosso mar, do nosso surf, da nossa Ericeira, da nossa Gulbenkian, dos nossos Pastéis de Belém, das nossas morangoskas no Bairro...


...saudades da NOSSA CASA



Bem, depois de partilhar tanta saudade com todos quero deixar bem claro que me encontro bem e de boa saúde. Encontrei tamanha emoção à medida que começava a fazer uma introdução ao meu Diário de Viagem. Muitos de vocês devem-se perguntar o que anda este Português a fazer por terras Germânicas, sentindo-se um verdadeiro extraterrestre num planeta distante, onde tudo lhe é estranho, a anos-luz dos que lhe são mais queridos. A Saudade surge, vai erodindo as paredes da nossa cabeça, aperta-nos o coração e deixa-nos num estado completamente nostálgico.

À medida que o tempo passa, a memória começa a pregar das suas. Acontecimentos importantes como conhecer um novo amigo, o primeiro café, o primeiro jantar, a primeira saída, o primeiro passeio, a primeira viagem, o primeiro trabalho, a primeira discussão, começam a ficar longe nos recantos da nossa caixinha de tesouros. Decidi começar a partilhar esta minha experiência, praticamente impossível de descrever todo o ínfimo detalhe pelos dedos de alguém que não tem grande cumplicidade com a escrita, para que um dia mais tarde possa ele próprio lê-las, e recordar.


Recordar, recordar, recordar.


Recordar a maior parte que consiga para que não fique nada perdido no tempo, no meio de tanta névoa que se acumula, com tanta a Felicidade que ganhei, com tantos infortúnios que venho atravessando… com toda a Vida que vou vivendo.



Espero que estejam todos bem, com as vossas famílias e com os que vos são mais queridos.
Despeço-me com saudade mas feliz, com promessa de voltar a escrever, mas brevemente!

Liebe Grüße aus Deutschland
an Alien in Germany